quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A escolha dos potenciometros

Para inciar as postagens do blog, resolvi comentar um tema polêmico entre guitarristas e luthiers, que é a escolha do potenciômetro ideal.

Antes de explicar tecnicamente o que é o potenciômetro, é importante entender o que é uma resistência. Quando certa corrente elétrica passa em um circuito livre de resistência, a corrente de entrada é igual à de saída, isto é, não há dissipação dessa corrente. Quando há uma resistência neste circuito, a corrente que passar por ela será dissipada, e ao final do circuito, a corrente será menor.

O potenciômetro é uma RESISTÊNCIA VARIÁVEL. Ele é composto por uma sapata (skate) de metal, que desliza, quando giramos o eixo, sobre uma pista de carbono. Em cada potenciômetro convencional, há 3 conectores, um ligado a cada ponta da pista de carbono e um ligado a essa sapata (central).

O potenciômetro de volume, em geral, possui um dos conectores das pontas ligado ao terra (negativo), um ao captador (ou saída da chave seletora) e o outro ao Jack de saída (e/ou ao próximo passo do circuito, por exemplo ao potenciômetros de tom). Quando giramos o eixo, aproximando a sapata do conector ligado ao terra, aumentamos o caminho da corrente elétrica pela resistência, aumentando a resistência do circuito e, conseqüentemente, diminuindo a corrente (o volume).


No potenciômetro de tonalidade, um dos conectores é ligado a um capacitor, que é um componente capaz de filtrar a corrente, eliminando freqüências. Logo, o potenciômetro de tom (ligado ao capacitor, tem o objetivo de tirar os agudos naturais do captador).

DÚVIDAS FREQUENTES

1 – Utilizo resistências de 250k ou 500k? A ou B? O que é isso???????

Existem diversos tipos de potenciômetros e a escolha do tipo errado pode afetar o timbre e o ganho dos captadores. Em geral, para captadores single, utilizam-se potenciômetros de 250k e para captadores duplos (humbuckers), utilizam-se 500k. Em circuitos ativos, em geral, são utilizados potenciômetros de menor resistência, como os de 50k. Em uma visão simplificada, podemos dizer que, quanto maior a resistência, mais agudo ficará o timbre, por isso, potenciômetros de 250k tendem a deixar o timbre de humbuckers muito grave e de 500k deixam o de single muito agudos, por isso constuma-se utilizar 500k quando se tem pelo menos 1 humbucker e 250k quando são apenas single.

Quanto ao “A ou B”, é uma dúvida freqüente entre instrumentistas. Então ATENÇÃO: a escolha de A ou B para volume ou tom depende do gosto do instrumentista e não altera o timbre do instrumento. Por convenção a maioria das fábricas utiliza A para volume (mudanças rápidas de volume) e B para tom (uma grande gama de opções de timbre).

· Potenciômetros B, mais conhecidos como Lineares (“LIN”), possuem escala linear, isto é, conforme giramos o eixo, o aumento de resistência é gradativo e proporcional ao giro.

· Potenciômetros A, mais conhecidos como Logarítmicos (“LOG”), possuem escala logarítmica, isto é, conforme giramos o eixo, o aumento da resistência segue uma escala log (aumenta repentinamente no fim da escala).


2 – Meu potenciômetro está “chiando” quando giro o eixo!

É muito comum a pista de carbono apresentar impurezas, poeira, sujeira no seu percurso. Logo, quando a sapata passa por essa sujeira, é normal que ocasione barulhos desagradáveis. Para isso, uma limpeza costuma resolver. Para isso, os luthiers abrem os potenciômetros, limpam a pista de carbono com álcool isopropílico e um pincel fino e macio. Isso remove as impurezas. Pode também ser adicionada uma gota de óleo de máquina após a limpeza para lubrificação. Em alguns casos, a limpeza não é suficiente, e o potenciômetro ou a pista de carbono devem ser substituídos.

Deve ser ressaltado que não é interessante utilizar óleos como WD ou outros anti-ferrugem, pois eles podem danificar a pista de carbono e a sapata.

Por hora não entrarei mais em detalhes, mas se tiverem alguma dúvida, me mandem um e-mail que terei prazer em responder!!

Luthier André

16 comentários:

  1. Muito boa a explicação. Vou favoritar o site e voltarei com frequência. Valeu pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por sua explicação, foi muito esclarecedora, Deus te abençoe e preserve seu talento.

    Thiago Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Brilhante explicação André, valeu a dica!! parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Grande utilidade sua explicação. parabéns! só tenho uma duvida. Tenho uma tele americana e o capacitor do tone é 0,33. Dai comprei um capacitor óleo de 0,47 e instalei na tele. pois bem, não sei se foi coincidência, mas o captador do braço perdeu a potência e ficou assim durante semanas até que "morreu". minha pergunta é simples: A mudança do capacitor pode danificar o captador? Oq ue poderia ter acontecido no meu caso?
    Agradeço sua atenção!

    ResponderExcluir
  5. Olá, NHS...
    Não sei se é tarde pra resposta mas aí vai...
    O capacitor jamais irá danificar seu captador... provavelmente no momento de instalar o capacitor algo aconteceu com a fiação... sugiro uma reforma da parte elétrica...
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. muito bom cara parabéns!!porém, ainda fiquei na dúvida quanto a ligação de entrada e saída no poteciometro... sei que uma das pontas é aterrada,mas e a outra ponta entra com capitadores ou é saída pra jack ou tanto faz??? respondendo essa saberei o que fazer com a ligação do pino do meio do potencimetro. (srsrs) se poder me ajudar te agradeço muito abraço aê!

    ResponderExcluir
  8. Muito boa explicação. Tirou minhas dúvidas de uma forma simples e objetiva. Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. André tenho uma guitarra semi acustica modelo Snake 1968 super nova onde ja fia alguns up grades. Agora comprei captadors Filtertron ( neck e bridge ) e potenciômetros de 500 k, além de chave seletora switcraft. Minha dúvida é justamente sobre os pot. Lineares ou pot. Logarítmicos. Os que recebi são lineares e tenho 1 vol master, 2 volumes individuais pra cada captador e 2 tones tb 1 pra cada captador. Sera que ficara boa a ligaçãomusando todos os pot. lineares ou devo trocar por log. os pot. de volume? Lauro, email: lascchio@gmail.com. Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, tenho 2 caps ibz-lz ativos na minha guitarra, que potenciômetro uso?

    ResponderExcluir
  11. Sua consideração sobre o potenciômetro esta urrada. o tipo A não e usado por conta da mudança rápida de volume, muito pelo contrário, pelo fato de nossa audição ser logarítmica, nosso ouvido entende que o voluma esta abaixando gradualmente.

    ResponderExcluir
  12. MUITO BOM, MAIS DETALHES NÃO SÃO NECESSÁRIOS
    OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  13. MUITO BOM, MAIS DETALHES NÃO SÃO NECESSÁRIOS
    OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  14. Queria colocar mais agudo pois tem MT mmédios na hora de slep fica médio o q vc m diz

    ResponderExcluir
  15. Olá eu posso por potenciômetros 500K A no Tone e Volume ? Ou tem que ser um 500K A e um 500K B?

    ResponderExcluir