quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Dicas de limpeza externa em guitarras e baixos

Olá!




Aí vão algumas dicas para conservação de instrumentos, para facilitar a vida do instrumentista e evitar problemas de longo prazo.

Estas dicas são válidas para instrumentos não encerados e com escala não envernizada.


Com o instrumento apoiado em sua bancada, siga os passos:



  • Remova as cordas velhas



  • Proteja todas as partes do instrumento que não serão alvo da limpeza.




  • Molhe uma flanela com álcool ISOPROPÍLICO (não use álcool comum) e aplique-a na madeira da escala (onde ficam presos os trastes) com rigor, para remover marcas de gordura. Aplique quantas vezes forem necessárias para remover toda a sujeira e não deixe que o álcool escorra para partes envernizadas!

  • No lugar do álcool isopropílico pode ser utilizado naphta (fluido de isqueiro).



  • Depois de limpar a escala, cubra TODA a madeira com fita crepe, deixando expostos apenas os trastes (podem ser utilizados protetores próprios para escala, como na foto).







  • Tomando sempre cuidado para não atingir a madeira, passe uma palha de aço fina (Bombril) sem força, apenas para polir os trastes, até que eles recuperem o brilho.



  • Remova as fitas adesivas da escala se tiver colocado.


  • Com um espanador remova os restos de palha de aço de todo o instrumento (inclusive aqueles que ficarem por cima dos pólos dos captadores) e retire as fitas adesivas dos captadores.

  • Aplique na escala com a parte amarela da esponja comum (parte não abrasiva), óleo de limão (não utilize de fabricação caseira) para “hidratar” a escala.

  • Para limpeza e polimento do corpo, utilize produtos específicos (dunlop 65, por exemplo) da seguinte forma: Aplique o produto, tire o excesso com uma flanela e esfregue uma parte seca da flanela até que retome o brilho do verniz.

  • Agora você pode instalar cordas novas e aproveitar!


DICAS IMPORTANTES:


  • Carro é carro e guitarra é guitarra: Não utilize cera automotiva em superfícies envernizadas: ela é abrasiva e pode prejudicar pinturas mais frágeis (como gibson).


  • Para instrumentos de escala envernizada, a escala não precisa ser hidratada, e pode ser tratada como o restante das partes envernizadas, apenas com óleo polidor, que já limpará a superfície.

Aqui estão alguns dos produtos para limpeza/hidratação que utilizamos para manutenção em nossa oficina:







11 comentários:

  1. Que tipo de fita adesiva é essa que você usa para isolar os captadores? E como fazer para tirar a ferrugem dos captadores que tem o magneto exposto? Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Opa, Gabriel! Legal você por aqui! A idéia da fita é só para proteger os captadores dos restos de palha de aço. Pode ser usada qualquer fita, mas tire no mesmo dia senão a cola passa pro cap e fica uma meleca. Quanto à ferrugem, é um pouco complicado: Quando a capinha dos caps é removível, pode ser passada lixa 400, por exemplo. Quando não é removível a coisa complica, pois não tem como não riscar a capa com lixa e remover pode ser uma tarefa perigosa quando a capa é colada, portanto o ideal mesmo é evitar que enferruje. Para isso, umas gotas de super bonder ou esmalte incolor nos pólos resolverão o problema (e não alteram em nada o timbre, embora existam mitos de digam o contrário). Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Valeu mesmo pela dica. Eu pensei que esse lance de colocar esmalte fosse mito, mas já que você falou, eu fico seguro em fazer. rsrs

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelas dicas, continue assim.

    ResponderExcluir
  5. Como faço para ermover manchas de um braço de escala branca? Grato...

    ResponderExcluir
  6. Arrumando..Como faço para remover manchas de um braço de escala branca? Grato.

    ResponderExcluir
  7. uma pergunta: um luthier em um canal no youtube disse q vc tirar todas as cordas d uma vez o braço afroxa e ñ se recomenda tirar todas as cordas d uma vez. e vc q é um luthier o q tem a dizer a respeito??? deve-se tirar tudo só para limpar ou ñ???

    ResponderExcluir
  8. Gostei do blog e das dicas. Vou acessá-lo sempre ^^.
    E ao nunes...pelo que sei, tirar todas as cordas é problema quando se usa floyd...não por que estraga, mas por que vai consumir horas e horas de sua vida pra regular novamente hehe

    ResponderExcluir
  9. Vamos lá, Nunes...
    Podem ser removidas todas as cordas sem problemas se você for substituilas por cordas idênticas às que removeu. Desta forma, a ponte vai voltar certinho pro lugar pelo simples motivo de estar regulada para a tensão exata que você irá voltar a aplicar... No entnto, remover todas é mais trabalhoso, porque quando o faz, a ponte irá inclinar por completo para trás e recolocar as cordas é um pouco mais chto... no entanto, nada que um pouco de paciência não resolva.... Abraço

    ResponderExcluir
  10. Cara quando retitrei a fita crepe minha guita ficou cheia de cola no braço e nas partes envernizadas. Como faço pra remover?

    ResponderExcluir
  11. Acabei de comprar uma guitarra branca e ponte Bigsby...mas estou com medo quanto ao amarelamento do corpo e oxidação da ponte como eu faço para conservar-la???

    ResponderExcluir