Finalmente depois de passar a tupia com o molde na posição correta, o resultado final é este que segue...


Blog da Arsenal, incluindo dicas e curiosidades inerentes ao mundo dos instrumentos de cordas. Postagens por Luthier André.
sei na escolha das madeiras e reolvi fazer o corpo em Mogno...
com a confecção do molde, que deverá estar impecável e deverá conter não somente o contorno do instrumento, como todos os furos, com perfeição nas curvas e detalhes... Lembre-se, a sua guitarra será idêntica ao molde, portanto faça-o com muito cuidado. Os moldes devem ser feitos em madeiras finas e resistentes, que não deformem com o tempo... eu costumo usar MDF mas há moldes de muitos materiais.
ão aguentar (sim.... isso já aconteceu comigo...hehehe).
e ser de mesa ou manual. Na fresa da tupia há um rolamento (imagem da direita) que bate no molde e permite que se copie o molde com precisão... Desta forma, o corpo ficará com o formato correto e sem as irregularidades da serra de fita.


pouco trabalho a fazer e você acaba de poupar uma ferramenta bem cara.... Somente depois da furação o molde é novamente colocado sobre o corpo e a tupia entra em ação para copiá-lo.
, em geral, com cola de madeira do tipo PVA. Esta cola é hidrossolúvel e derrete com o calor excessivo. Para removê-la foi necessário o uso de um secador de cabelo, lâminas de estilete, um pano umedecido e muuuuuuuuuuuuita paciência. O processo leva dias de trabalho intenso para que a madeira não seja danificada.
O tensor foi, portanto, acomodado na cavidade do braço e a escala foi recolada. No entanto, este procedimento faz com que a escala se acomode de uma forma levemente diferente do que estava no braço antes de ser removida, portanto, se faz necessária a remoção dos trastes, o nivelamento da madeira, a colocação de novos trastes e um retoque no acabamento do verniz, que sempre é danificado durante a remoção da escala e sua reacomodação.
Até a próxima!